English Español

Depoimentos

"Quando eu cheguei no projeto para fazer minha ficha de inscrição, estava me sentindo uma derrotada, pois apesar de pouca idade, já estava cansada de lutar para sobreviver. Estava me sentindo como um barraco que tinha acabado de cair por conta de um desmoronamento de terra . Olhava de um lado para o outros e não conseguia encontrar uma saída digna ... eu só queria uma chance... Participar do projeto me trouxe de volta a confiança, a certeza de que não há mais obstáculo que me impeça de subir na escada da vida e poder olhar o quanto cresci como pessoa. Não sou mais um número na multidão, sou uma cidadã, hoje de fato me sinto uma cidadã, já nem me lembrava que era".

Aluna Maria Paula, em 2009, deu seu depoimento


"Vocês estão dando o exemplo e gerando mais oportunidades para outras mulheres. Vocês estão fazendo história no país, pois daqui a alguns anos vão falar das mulheres do Projeto Mão na Massa, que abriram pioneiramente o mercado da construção civil para outras mulheres.
Um projeto como esse amplia a autonomia econômica das mulheres e trabalha com a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Rompe com a questão dos mitos de que as mulheres podem ou não podem fazer determinados tipos de trabalho."

Ministra Nilcéa Freire da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, no momento da formatura da 3ª turma, Setembro de 2008


"Tenho testemunho que os fatores que diferenciam as mulheres dos homens são organização, determinação e obstinação.
A construção civil é um ambiente machista. Temos barreiras todos os dias, mas que podem ser vencidas. São sementes que vão sendo plantadas."

Sr. João Fernandes, Presidente da COFIX-Construções e Empreendimentos, no dia da formatura da 2ª turma, em setembro 2008


"Fui convidada como juíza mais prefiro falar como mulher. Cheguei neste auditório e me deparei com o capacete de vocês, eu não esperava tanta emoção!
Vocês são pioneiras e serão um exemplo maravilhoso não só para mulheres de nossa etnia, mas também para os filhos de vocês. O projeto é maravilhoso, mas vocês são o produto principal."

Drª. Ivone Caetano, Juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude e Idoso, na aula inaugural em Novembro de 2007


"A Deise Gravina é uma mulher fantástica, ela sempre nos reserva surpresas. Eu agradeço a Deus por ter me dado vida e aos 65 anos poder participar desse evento. Com esse projeto vamos mobilizar outras comunidades, nos queremos ser referência para o Brasil."

Benedita da Silva, Secretária de Estado, no momento da aula inaugural em Novembro de 2007


"É uma grande satisfação para a COFIX ter o Projeto Mão na Massa como parceiro no recrutamento e seleção de carpinteiras para a empresa.
Os resultados já obtidos a partir desta parceria mostram a força e a versatilidade da mulher brasileira e deixa claro que a inclusão da mão de obra feminina nos canteiros de obra nos ajudou na organização e capricho que precisávamos."

Sr. João Fernandes, Presidente da Cofix- Construções e Empreendimentos, enviada por e-mail, em Março 2010.


"São iniciativas como esta do Projeto Mão na Massa que começam a mudar o país."

Flavio Santiago, Assessor do Gabinete do Ministro do Trabalho, Sr. Carlos Lupi, na aula inaugural em Novembro de 2007.


"A mulher é capaz de realizar qualquer serviço. Mulheres na construção civil é uma realidade, mão na massa!"

Benedita da Silva, Secretária de Estado da SEAS, no momento da formatura da 3ª turma, Setembro de 2008.

 


"Ficamos no escritório, presos, na labuta diária. Esses momentos reforçam nossa alma para continuarmos lutando. Somos mulheres, lutadoras, conquistamos, teimamos para que as coisas aconteçam.
Agradeço a todos os maridos, namorados, pais, irmãos e a todos os homens contemporâneos que abrem espaço para as mulheres. Essa condição alavancadora é a condição que a Petrobras quer dar a todas as ações do Programa Desenvolvimento e Cidadania."

Janice Dias, da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, no momento da formatura da 2ª turma, Setembro de 2008.


"A sustentabilidade tem tudo a ver com as mulheres, que têm o instinto da proteção e do cuidado. E nunca vamos alcançar sustentabilidade sem parcerias. Este projeto é prova disso.
O setor elétrico é muito machista como o da construção civil. Todos os dias precisamos intervir nesta realidade."

Tereza Cristina de Rozende Pinto, Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Eletrobrás, na 2ª formatura, em Setembro 2008.


"Quero agradecer a todos pelo privilégio de participar desse projeto. Sou testemunha do quanto esta idéia dá certo".

Zezé Motta, atriz e cantora, no momento da formatura, setembro de 2008

 


"Esse projeto trata-se de uma iniciativa de grande relevância e temos prazer de participar. Hoje em dia qualificação no mercado de trabalho faz a diferença. O SENAI apóia o projeto porque acredita na inclusão feminina."

Regina Malta, Senai-RJ, na Formatura da 1ª turma em Março de 2008


"Como hoje é o último dia das suas "mulheres" aqui na Pequena Cruzada, gostaria de transmitir aos coordenadores do projeto, à Deise Gravina e a todos que participaram e colaboraram, o nosso muitíssimo obrigado !!!  A instituição está de "cara nova"! Esta experiência de conviver com 20 alunas do P. Mão na Massa junto com todas as crianças e funcionários foi muito exitosa, sem dúvida!! Não ocorreu nenhum tipo de problema, a convivência foi de companheirismo e altamente profissional! Vocês estão de parabéns por acreditarem nas potencialidades femininas! Acho que vamos ficar com saudades, beijos agradecidos."

Assistente Social Sonia Sodré, responsável pela Pequena Cruzada Santa Terezinha do Menino Jesus, no momento de conclusão das obras de reforma, realizada pelas alunas da 4ª turma do projeto, em Maio de 2010


"Esse é um projeto excepcional, que dá respeito e qualificação profissional a essas mulheres. Algumas aqui já estão trabalhando nos apartamentos na subida do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, que entregaremos a 32 famílias ainda esse mês."

Vice-governador, Luiz Fernando Pezão, no momento da formatura da 4ª turma, em Maio de 2010


"É um prazer ter as mulheres na indústria da construção civil... Estamos no caminho certo e temos muito interesse que cada vez mais as mulheres entrem para trabalhar nas obras". "

Sr. Roberto Kauffmann, vice-presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e presidente do Sinduscon Rio, no momento da formatura da 4ª turma, em Maio de 2010


"Tenham certeza de que vocês estão dando esses passos importantes para se reescrever a história da construção civil. É um orgulho estar aqui, diante de tantas profissionais interessadas em construir uma nova vida. Para vocês deixo as palavras que sempre estiveram presentes na minha vida, de autoria do aviador português Gago Coutinho. Quando ele se preparava para cruzar pela primeira vez o Oceano Atlântico, perguntaram como ele se sentia. O piloto disse que entre ele e as fronteiras do planeta havia apenas dois passos: a fé e a audácia."

SrªJunia Lyrio, coordenadora do trabalho social do Consórcio Rio Melhor, executor do PAC Alemão, no momento da formatura da 4ª turma, em Maio de 2010


"Agradeço o convite para estar presente nesta formatura e estou realmente emocionado, prefiro repetir as palavras do poeta Victor Hugo: "Há momentos na vida de todos em que o corpo esta de pé e a alma está de joelhos"."

Sr. Antonio Carlos Mendes Gomes, Diretor de Relações Institucionais do SECONCI e Diretor-executivo do SINDUSCON-RIO, no momento da formatura da 4ª turma, em Maio de 2010


"Sou testemunha de que o Mao na Massa é um projeto que "realmente" transforma vidas e dá independência às participantes... As meninas do Morro do Juramento são um belo exemplo dessa transformação. Obrigado pela oportunidade dada a elas."

Heda Maria de Almeida, da Eletrobrás, por e-mail


MENSAGENS RECEBIDAS POR E-mail

"Que bom que as mulheres conseguiram ganhar a oportunidade de entrar na área da construção civil, isto só mostra que somos capazes de irmos muito além, afinal para nós não há limites." - Jocilene Moraes

"Fiquei maravilhada com a reportagem que vi hoje, pois meu grande sonho de consumo sempre foi trabalhar na construção civil (tanto é verdade que me inscrevi este ano para fazer faculdade de Engenharia Civil, mas não pude começar pelo lado financeiro), mas vejo aqui uma oportunidade, se vocês me permitirem." - Conceição M. Gomes

"Venho agradecer por terem contribuído muito com a mudança em minha vida! Minha vida foi renovada graças a Deus e o restante graças a vocês do Mão na Massa. Que Deus continue dando foras a vocês para continuar ajudando mais pessoas."
Danielle de Oliveira de Souza, participantes do projeto já qualificada

"Queria parabenizar pela ótima iniciativa e espero um dia poder estar junto com vocês nesse projeto que qualifica pessoas que como eu não tem condição de ter um ensino profissional pago." - Bruna de Oliveira Santos

"Parabenizo a Deise Gravina, idealizadora do projeto. Moro no interior de Minas Gerais e tomei conhecimento hoje do projeto, que pelo que vejo esta na sua terceira turma." - Natalia Dal Bello

"Quero dar meus parabéns as coordenadoras do Projeto Mão na Massa por ajudarem mulheres a desempenhar vários tipos de trabalhos mostrando que somos capazes para isso. Amo esta profissão na área da construção civil, quero muito poder fazer parte desta turma, gosto muito de ladrilho e quero saber como faço para fazer parte desta equipe." - Paula Carvalho

"Inicialmente parabenizo a todo o grupo pela brilhante iniciativa e pelo sucesso obtido em tão importante missão. Diz o ditado se ensinarmos a pescar, não teremos que alimentar amanhã." - Sergio Ferreira

"Assisti na TV esse projeto e gostaria de parabenizar a responsável. E gostaria que todos os estados abraçassem essa idéia, para dar o devido valor as mulheres, que vão em busca de novas conquistas. Parabéns por valorizarem nós mulheres e espero que no futuro seja feito à distância o curso, pois assim poderei fazer também, pois gosto muito." - Darsónia Pereira