O Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil está concluindo no mês de abril, uma missão solidária junto ao Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras, com o objetivo de levar alimentação e saúde a comunidades impactadas pela pandemia do coronavírus.
Muitas doações foram realizadas para suprir essas pessoas com alimentos e materiais de higiene e limpeza para
comunidades localizadas em São Gonçalo e Itaboraí.
No total, foram 210 cestas distribuídas para diversas comunidades, sendo estas: Salgueiro, Columbandê, Lindo Parque, Jardim Catarina, Santa Isabel, Alto do Jacu, Reta Nova, Reta Velha, Itambi, Visconde, Sossego, entre muitas outras.
Nessa iniciativa solidária, também participaram outros projetos que objetivam a saúde social e o bem-estar coletivo, são eles: Luta pela Paz , Projeto Uçá e Conectora Campos Elíseos Agradecemos aos voluntários que participaram dessa causa e proporcionaram saúde e alimentação a estas famílias.
E agradecemos também a Petrobras pela união que resultou em uma ação necessária para as pessoas dessas comunidades.
Continuaremos com os esforços necessários para ajudar as pessoas que mais necessitam nessa pandemia. O resultado acontece nas pequenas ações, faça sua parte e transforme a vida de famílias!

Como alguns de vocês sabem, nossas últimas inscrições tiveram mais de 600 mulheres em busca das vagas para a profissionalização oferecida por nós, com o patrocínio da Petrobras e realização do IPPCAMI. Após uma árdua seleção, 79 vagas foram preenchidas por mulheres que se tornarão plenamente qualificadas para a construção civil.

Algumas das participantes da 16ª edição do Projeto Mão Massa, residem em Maricá, município vizinho de onde sediamos esta edição, que acontece no CVT – FAETEC de Itaboraí.

Identificando a necessidade de projetos e iniciativas como as do Projeto Mão na Massa, a Secretaria de Direitos Humanos de Maricá se prontificou em ajuda-las a prosseguir rumo a capacitação profissional, através de divulgação, acompanhamento social e a facilitação no deslocamento das participantes.

Buscando mão de obra especializada e em contato com a Secretaria de Direitos Humanos de Maricá, a SOMAR – Serviços de Obras de Maricá soube da iniciativa do Projeto Mão na Massa e da capacitação profissional de nossas participantes residentes no município, e ficaram empolgados com a possibilidade de inserção de mulheres no espaço da construção civil.

E então, a LAND - Serviços e Engenharia – uma das empreiteiras contratadas pela SOMAR – Serviços de Obras de Maricá para obras no município – ofereceu a todas participantes residentes de Maricá o seu primeiro emprego como profissionais da construção civil! 

Este é um grande passo para essas participantes, que saem da capacitação para o mundo profissional! Nós da Equipe Mão na Massa, estamos muito orgulhosos de todas vocês! 

E gostaríamos de agradecer a Secretaria de Direitos Humanos de Maricá, por todo apoio e suporte oferecidos a estas alunas, SOMAR – Serviços de Obras de Maricá pela confiança e por colaborarem com a mudança na história destas participantes e a LAND - Serviços e Engenharia por fornecer uma nova perspectiva para a vida delas, contribuindo efetivamente para um futuro digno para estas mulheres. Juntos, nós conseguimos transformar vidas!

A formatura da 16ª edição do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil foi realizada em 08 de novembro de 2019 no auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro. Com mais de 12 anos de história, o evento coroa o encerramento de mais um ciclo de sucesso do curso de capacitação de mulheres para o ramo da Construção Civil. Com o patrocínio da Petrobras, realização do IPPCAMI e parceria com a Rede FAETEC e SEBRAE RJ, o Mão na Massa formou nessa edição pedreiras, carpinteiras de forma e pintoras com certificado profissionalizante emitido pela Rede FAETEC. A Banda AMI, formada por crianças de 6 a 9 anos de idade, que participam do Projeto Brincando e Estudando, também realizado pelo IPPCAMI, se apresentaram tocando instrumentos de percussão e abrindo caminhos para as formandas e a apresentação de “Tempo de Alegria”, em uma versão adaptada pelas alunas.
Parabéns a todas as participantes desta edição!

No dia 13 de dezembro de 2019, o Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil participou da pré-estreia “Futuro em Movimento” do Cinema Nosso. Contando histórias emocionantes, o Cinema Nosso produziu uma série de documentários sobre 26 projetos que recebem o apoio da Petrobras espalhados pelo Brasil inteiro! Uma produção com estilo e linguagem cinematográfica, nós pudemos conhecer nessa pré-estreia um pouco mais sobre os projetos encantadores como Cinema Nosso, Projeto Ilhas do Rio, Projeto Guapiaçu Grande Vida. E o Projeto Mão na Massa não ficou de fora, o episódio da série abordou a realização do Projeto, contando a história da Adriana Pedro, uma de nossas ex-participantes que hoje é Mestre de Obras e Instrutora do Projeto Mão na Massa. O Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil é realizado pelo IPPCAMI e patrocinado pela Petrobras juntos nós somos capazes de transformar vidas e mudar histórias!

No dia 19 de agosto de 2019 ocorreu o Primeiro Seminário com tema: (RE)construção da identidade feminina. A iniciativa surgiu em uma palestra no CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, sobre os Direitos das Mulheres. Durante a roda de conversa, a coordenadora do Projeto Mão na Massa e psicóloga Jacqueline Cruz reencontrou a Dra. Sandra Ornellas, delegada, e juntas chegaram à conclusão que era necessário o debate sobre a violência doméstica - terror que aflige diariamente milhares de mulheres brasileiras - reunindo convidadas de diferentes áreas para apresentar o tema e difundir ideias, experiências e argumentações acerca. A necessidade do assunto veio de relatos apresentados pelas participantes dessa edição do Projeto Mão na Massa. A reunião aconteceu das 09h às 14h no Auditório do CEDIM, localizado na rua Camerino, nº 51, no primeiro piso – Centro do Rio.

O encontro foi marcado com as presenças ilustres da Delegada Sandra Ornellas, Soyanni Silva Alves (Assistente Social do Juizado da Violência Doméstica de São Gonçalo), Flávia Nascimento (Defensora Pública e Coordenadora da Defesa de Direitos da Mulher), Cláudia Moraes (Major da Polícia Militar e Subchefe do Escritório de Programas de Prevenção da Secretaria de Estado), Ana Fialho (Médica Ginecologista da Maternidade Maria Amélia Buarque), Patrícia Jardim Carvalho (Advogada e Consultora Jurídica), Débora Rodrigues (Delegada de Polícia do Rio de Janeiro, Titular do DEAM – São Gonçalo), Tainá de Paula (Arquiteta e Urbanista e membro da Comissão para Equidade de Gênero do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro - Cau/RJ) e Jacqueline Cruz (Psicóloga e Coordenadora do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil), que mediou esta roda de conversa. Também aconteceu a apresentação da Banda AMI, do Projeto Brincando e Estudando, iniciativa da entidade que também realiza o Projeto Mão na Massa, o IPPCAMI.

Você sabia que o Projeto Mão na Massa está no Morar Mais - Evento de Decoração e Arquitetura?

Durante a montagem desta exposição, as participantes da 16ª edição do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil participaram da reforma de totens para o espaço Novos Talentos na exposição Morar Mais Rio, que está acontecendo no CasaShopping.

15a. Edição
____________________________________________