No dia 19 de agosto de 2019 ocorreu o Primeiro Seminário com tema: (RE)construção da identidade feminina. A iniciativa surgiu em uma palestra no CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, sobre os Direitos das Mulheres. Durante a roda de conversa, a coordenadora do Projeto Mão na Massa e psicóloga Jacqueline Cruz reencontrou a Dra. Sandra Ornellas, delegada, e juntas chegaram à conclusão que era necessário o debate sobre a violência doméstica - terror que aflige diariamente milhares de mulheres brasileiras - reunindo convidadas de diferentes áreas para apresentar o tema e difundir ideias, experiências e argumentações acerca. A necessidade do assunto veio de relatos apresentados pelas participantes dessa edição do Projeto Mão na Massa. A reunião aconteceu das 09h às 14h no Auditório do CEDIM, localizado na rua Camerino, nº 51, no primeiro piso – Centro do Rio.

O encontro foi marcado com as presenças ilustres da Delegada Sandra Ornellas, Soyanni Silva Alves (Assistente Social do Juizado da Violência Doméstica de São Gonçalo), Flávia Nascimento (Defensora Pública e Coordenadora da Defesa de Direitos da Mulher), Cláudia Moraes (Major da Polícia Militar e Subchefe do Escritório de Programas de Prevenção da Secretaria de Estado), Ana Fialho (Médica Ginecologista da Maternidade Maria Amélia Buarque), Patrícia Jardim Carvalho (Advogada e Consultora Jurídica), Débora Rodrigues (Delegada de Polícia do Rio de Janeiro, Titular do DEAM – São Gonçalo), Tainá de Paula (Arquiteta e Urbanista e membro da Comissão para Equidade de Gênero do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro - Cau/RJ) e Jacqueline Cruz (Psicóloga e Coordenadora do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil), que mediou esta roda de conversa. Também aconteceu a apresentação da Banda AMI, do Projeto Brincando e Estudando, iniciativa da entidade que também realiza o Projeto Mão na Massa, o IPPCAMI.

Você sabia que o Projeto Mão na Massa está no Morar Mais - Evento de Decoração e Arquitetura?

Durante a montagem desta exposição, as participantes da 16ª edição do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil participaram da reforma de totens para o espaço Novos Talentos na exposição Morar Mais Rio, que está acontecendo no CasaShopping.

15a. Edição
____________________________________________

A mesa de conversa “Mulheres Empreendedoras” organizada pela Unisuam, foi realizada em 21 de março de 2019 no auditório Sylvia Bisaggio na Unisuam, unidade de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

“Mulheres Empreendedoras” em sua mostra, abordou temas relevantes como as dificuldades de empreendedorismo feminino, os desafios e as novas possibilidades de empreender de forma assertiva observando as necessidades do mercado atual.

Dia de passeio ao MAR (Museu de Arte do Rio), onde nossas participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura negra, a importância do samba para estruturação cultural na cidade do Rio de Janeiro e o crescimento de mulheres no mercado de trabalho e na construção civil.

O seminário “Diálogo sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” do Núcleo Estadual ODS – Movimento Nós Podemos em parceria com o Instituto Arcádia, aconteceu no dia 20 de março no auditório do CCBB, no Rio de Janeiro.

Foi apresentada a importância dos 17 objetivos proposto pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU, que devem ser implementados até 2030 em todos os países.

A formatura da 15ª edição do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil foi realizada em 12 de março de 2019 no auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro.