A entrega dos materiais foi de suma importância na decisão de cada curso escolhido pelas meninas. Nessa ocasião tivemos a presença de Deise Gravina, idealizadora do projeto, que falou sobre o diferencial das mulheres na Construção Civil.

Curso de capacitação em Elétrica ministrado pelo professor Lupércio Basílio, que ensinou as participantes do Projeto sobre a importância das grandezas elétricas, lei de OHM, potências elétricas e curvas de disjuntores. Todos esses conceitos foram desenvolvidos em aulas teóricas e práticas.

Outras técnicas foram aplicadas em workshops no laboratório, como: instalações de interruptores e tomadas (ligadas em circuito three-way e four-way), sensores de presença, além da distribuição de disjuntores e criação de um sistema de aterramento.



Visita técnica no canteiro de obras da Prefeitura de Itaboraí, onde estavam fazendo a pavimentação de uma praça. As participantes que optaram pelo curso de Alvenaria tiveram uma aula sob tutela do professor Alexandre Vieira e da monitora Suzzany Waldhelm, no dia 13/12/2018.

As participantes que optaram pelo curso de Alvenaria tiveram uma aula sob tutela do professor Alexandre Vieira e da monitora Suzzany Waldhelm, no dia 13/12/2018.

 

 

No dia 30/10 tivemos nossa aula inaugural no CVT - Itaboraí, nesse encontro, o diretor Cláudio dos Santos Veiga apresentou os cursos oferecidos pelo CVT junto de sua equipe de instrutores e conversou com a nossa equipe sobre a parceria com a REDE FAETEC. Os seguintes cursos são para Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Predial e Pintor.

As participantes do Projeto Mão na Massa tiveram algumas instruções básicas sobre o que é cada profissão e como é o mercado para cada uma.

 

 

Um dia de aprendizado e prática de algumas técnicas essenciais de Alvenaria, como aplicação da talisca nas paredes, o emboço, além do alinhamento e a aplicação de chapisco.

As meninas do Projeto fizeram um excelente trabalho no canteiro-escola da FAETEC e conseguiram aplicar todas as técnicas com sucesso!

O Projeto Mão na Massa conta com a parceria da Petrobras.

 

Nessa aula no canteiro-escola FAETEC Itaboraí, as participantes realizaram atividades relacionadas à prática de Pintura, como o lixamento de parede após a preparação com raspagem, selamento com fundo preparador e aplicação de massa acrílica, orientadas pelo professor Rafael Oliveira.