O assunto abordado foi de suma importância para esclarecimentos em relação à prática preventiva contra as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Alguns métodos foram apresentados por meio de vídeos e outros foram debatidos em sala, como a Prevenção Combinada do HIV, o uso correto dos preservativos e a tilização de diversos meios de prevenção.

Além da capacitação profissional, o Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil é engajado na luta contra as DST’s, por isso realizamos palestras e debates referentes à saúde feminina, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ensinar sobre os métodos efetivos para manter a saúde da participante.

As aulas de Matemática foram ministradas pela professora Danielle Gondariz, que abordou temas básicos para os fundamentos da Construção Civil. Apresentou uma disciplina regida em operações matemáticas básicas e exercícios de raciocínio lógico, que além de desenvolver a percepção lógica e numérica, contribui para um melhor planejamento nas atividades do dia a dia e também para a realização de cálculos mais complexos.

As aulas de Plantas foram ministradas pelo professor Natalício Pereira, que salientou a importância sobre as diversas tarefas na estruturação e leitura de plantas. No decorrer das aulas foram ressaltados conceitos como: formação de estrutura de fundação, esquadrias, paginação para revestimento cerâmico, leitura de instrumentos e utilização das ferramentas de obra. Além de esses ensinamentos, algumas técnicas de levantamento topográfico, limpeza de terreno e projeção, que são utilizadas na Construção Civil, também foram enfatizadas pelo tutor.

Todos esses conceitos e técnicas foram testadas por meio de avaliações teóricas e práticas para que as participantes estivessem preparadas para explicar e aplicar esses conceitos nos canteiros de obras.

As aulas de Português foram ministradas pelo professor Paulo Victor Barbosa, que ensinou sobre a importância da linguagem no âmbito profissional, realizando atividades como compreensão de textos, exercícios de leitura voltados para fluência, entonação e ritmos adequados.

Todas as participantes passaram por avaliações por escrito, incluindo redações e atividades gramaticais.

O Projeto Mão na Massa oferece a oportunidade de uma aprendizagem integral na fase de Qualificação Social, com foco em questões estruturais da educação.

Atividades em equipe na Qualificação Social. Aulas como Cidadania, Meio Ambiente, Produção de Plantas, Matemática e Português foram ministradas ao longo dessa etapa.