No dia 06/05 aconteceu a primeira aula do Projeto Mão na Massa - Mulheres na Construção Civil. A aula aconteceu no CVT de Itaboraí, onde as participantes puderam contar um pouco mais de suas histórias e experiências. Uma dinâmica foi criada, com o objetivo de integrar as alunas, gerando uma maior afinidade.

Nos dias 01/07 e 03/07, o Projeto Mão na Massa recebeu Lívia Paiva, advogada especialista nos Direitos das Mulheres e a advogada Yasmin Carvalho. As duas palestrantes conversaram com as participantes sobre questões relacionadas aos Direitos das Mulheres e Políticas Públicas, como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11340/06), Lei do Feminicídio (Lei nº 13104/15) e a Lei da Importunação Sexual (Lei nº 13718/18), que são de suma importância para a defesa da mulher.

Esse tipo de tema é crucial para toda a sociedade, pois partindo da frase de Angela Davis, que diz: “Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar”, pode-se observar que esse ideal de mudança é a força e a autoafirmação que movem diariamente milhões de mulheres em todo o mundo.

As participantes do Projeto Mão na Massa - Mulheres na Construção Civil receberam o material pedagógico para a primeira etapa, a qualificação social.

Esse kit auxiliará as meninas a estudarem para as disciplinas obrigatórias nesse começo. Elas terão aulas de matemática, criação de plantas, empreendedorismo, língua portuguesa, cidadania e algumas palestras necessárias para o desenvolvimento social.

No dia 13/05, foram entregues as camisas do Projeto Mão na Massa para as participantes da 16ª edição. A ocasião foi muito importante, pois a partir desse ato, criou-se um sentimento de equipe e pertencimento a uma causa. Juntas, essas meninas estão começando um novo ciclo de suas vidas e o uniforme representa o elo que une todas essas histórias. A data foi marcada com muita alegria e emoção, pois a nova trajetória começa agora, e todas as participantes estão preparadas para caminharem em direção ao sucesso.

No dia 14 de agosto de 2019, as participantes da 16ª edição do Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil estiveram na capacitação de Noções Básicas de Segurança do Trabalho na Construção Civil ministrada no SECONCI pelo técnico em segurança do trabalho e palestrante Leonardo Marins, parceiro do projeto.

Durante a capacitação, as participantes foram instruídas sobre condutas de segurança e organização no canteiro de obras, ergonomia, higiene pessoal, EPIs – Equipamento de Proteção Individual / EPCs – Equipamento de Proteção Coletiva e o uso correto destes equipamentos, além dos riscos durante a obra, classes de incêndio e tipos de extintores.

O Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil que conta com o patrocínio da Petrobras e em parceria com o SebraeRJ ofereceu para as participantes a Oficina de Orçamento para Obras.

Durante a capacitação, nossas futuras profissionais da construção civil foram treinadas a estabelecer a negociação entre o cliente e o profissional, detalhamento de materiais e serviços e a precificação dos serviços a serem prestados. Mas as participantes não obtiveram apenas a teoria, ao final da oficina elas apresentaram o orçamento de uma obra que pretendem realizar.