O curso dura seis meses e tem aulas teóricas e prática supervisionadas por profissionais. A qualificação é realizada em três etapas. A etapa inicial é teórica e as alunas aprendem leitura de plantas, etiqueta do trabalho, Português e Matemática, cidadania, saúde,entre outros. Nesta etapa, o projeto oferece lanche e vale-transporte.

Na parte prática, com duração de três meses, as aulas são realizadas em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) ou Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que certificam o curso. Nesse momento as alunas vão para o canteiro escola onde aprendem uma especialidade (pintora, eletricista, carpinteira de fôrma e pedreira). Por fim, na etapa prática encaram uma obra de verdade fazendo reformas em organizações sociais.

A formação tem um mínimo de 400 horas de aula. Depois de formadas, as operárias podem trabalhar como meio oficial, cargo acima do de servente de obra. As alunas que concluem toda a formação recebem são certificadas pelo SENAI e pela FAETEC, com diploma válido em todo o país, e podem ingressar no mercado formal, entrar em cooperativas de trabalho ou se tornar empreendedoras no setor da Construção Civil.