Há 16 anos
promovendo
igualdade na construção civil
COMO TUDO COMEÇOU?
O Projeto Mão na Massa nasceu em 2007 do sonho da Engenheira Civil Deise Gravina de ampliar a presença feminina no universo da construção civil.
Como Diretora do Abrigo Maria Imaculada, localizado no bairro do Rocha, no Rio de Janeiro, Deise buscava alternativas para diminuir as desigualdades e oferecer oportunidades às mulheres da comunidade interessadas em aprender as técnicas da profissão e ingressar nesse mercado.
O projeto vai muito além da profissionalização, resgatando autoestima dessas mulheres, transformando suas vidas, das suas famílias e da comunidade.
É uma revolução que o projeto promove e eu me sinto muito gratificada em fazer parte dela. Mais do que construir prédios, estamos construindo pessoas, vidas. Essa é a grande realização da minha vida.
Deise Gravina
Engenheira Civil, Fundadora do Projeto Mão na Massa e Diretora do IPPCAMI
QUEM É A IPPCAMI?
O Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada existe desde 1893, e atende crianças, adolescentes, adultos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
O IPPCAMI tem como alicerce do seu trabalho o respeito e amor ao próximo e nasceu quando D. Idalina da Fonseca Pessoa e Silva decidiu acolher em sua casa desabrigados de um incêndio em um morro no Centro do Rio de Janeiro.
A iniciativa atua no subúrbio do Rio de Janeiro, em áreas com índices significativos de exclusão social e pobreza, refletidos nos baixos indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH). Essa realidade abrange os bairros Engenho Novo, Jacaré, Rocha, Mangueira, Jacarezinho, Sampaio, Triagem e Manguinhos.
O IPPCAMI atua em três frentes
CRECHE – IPPCAMI
Atendimento de educação infantil para 375 crianças entre 1 ano e meio e 4 anos.
BRINCANDO E ESTUDANDO
Programa educacional complementar atende crianças e adolescentes a partir de 4 anos, oferecendo aulas de arte, dança, esporte, informática, música e reforço escolar.
MÃO NA MASSA
Programa de qualificação profissional no setor da construção civil para mulheres.